Ligue!

11.5543.0039

Começa na terça-feira, dia 27, o Rio Info 2011, maior encontro nacional de TI



Na próxima terça-feira, dia 27, começa o Rio Info 2011 – 9° Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios – maior evento nacional dedicado à Tecnologia da Informação. Nesta nona edição consecutiva desde 2003 a estimativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem, entre elas 158 palestrantes brasileiros e estrangeiros, empresas de 19 estados brasileiros e de 11 países. O evento acontece até quinta-feira, 29 de setembro, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Na abertura estão confirmados, entre outros, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os secretário executivo e de política de informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antônio Elias e Virgíllio Guimarães, e o secretário de logística e TI do Ministério do Planejamento, Delcínio Souza.

O Rio Info 2011 está pautado pelos temas que definirão os rumos dos negócios da TI nos próximos anos, com a uma programação que apresentará as principais tendências. O debate, afirma Benito Paret, presidente do Sindicato das Empresas de Informática e coordenador geral do evento, é incentivado, para que empresários e usuários entendam melhor o universo da informática e saibam definir as oportunidades para seus investimentos e expansão de negócios ou suas compras de serviços. Durante o evento acontecerão encontros nacionais da Federação Nacional dos Sindicatos de Informática, da Assespro e da Softex.

A Rodada de Negócios com empresas brasileiras e internacionais tem em sua abertura com o workshop “Negócios no Brasil”. Já o Salão da Inovação será um espaço para exposição de projetos selecionados nacionalmente a uma banca composta por investidores, empresários e executivos. Também ocorrerão palestras sobre casos de sucesso, empreendedorismo e inovação.

Encontros temáticos com a abordagem sobre a TI nos setores de petróleo e esportes, a convergência digital e o software público aproximarão as empresas das demandas de mercado com apresentações de oportunidades de negócios. Haverá, ainda, a entrega de prêmios para os vencedores do “War Games”, da Olimpíada de Algoritmos, para o projeto mais inovador do Salão da Inovação e para a empresa que articular o maior número de negócios durante as rodadas.

O Café MajesTIC será um espaço informal onde os participantes poderão tomar um “café de negócios”. Será também o ambiente de maior circulação e onde estarão localizadas as empresas âncora do Rio Info. Será um espaço privilegiado para troca de experiências e geração de oportunidades por meio das rodadas de negócios, nacional e internacional, e encontros temáticos. O objetivo é fortalecer modelos de atuação internacional das empresas e trocas de experiências, consolidando o Rio Info como um marco na geração de negócios.

Os Encontros técnicos estimularão a reflexão com informações atualizadas sobre tecnologias emergentes. O ambiente terá um mix de palestras curtas, oficinas e debates. Entre os temas estão: “As novas tendências da engenharia de software”; o relacionamento/conflito “engenharia x arquitetura de software” (sistemas 2.0, modelos de desenvolvimento compartilhado, ferramentas rápidas para “leigos” etc.). Haverá, ainda, a discussão sobre o “desenvolvimento rápido x modelos de qualidade”.

Internet em pauta

Outro ponto a ser abordado será a “Internet do Futuro”, incluindo a “Internet das Coisas”; “Web Semântica (3.0)”, “HTML 5”; as redes sociais e as empresas, com a provocação: existe vida além do marketing? E a questão das “grandes massas de dados – defendendo-se delas e explorando-as”. Serão analisados ainda os novos ambientes e ferramentas e a “Data Science”; a computação em nuvem; o Business Analytics/Business Intelligence e o que existe de novo no segmento.

No campo da convergência digital estarão em pauta as questões PNBL x TV Digital e a mobilidade por meio dos tablets. Na área da segurança: SegInfo CSO; guerra cibernética e o impacto nas empresas; auditagem de redes corporativas – objetivos e métricas e o mercado de segurança da informação no Brasil. Haverá ainda a final do SegInfo War Games.

Integração

O Encontro de Marketing e Comercialização de Software e Serviços terá três painéis que analisarão como as mudanças tecnológicas têm influído nos produtos e serviços de software e nas estratégias de marketing necessárias às suas comercializações. A evolução do software “produto de prateleira” contratado por meio de licença por usuário para o “serviço”, seja com instalação nos usuários ou com uso nos servidores dos próprios fornecedores dos produtos estará em pauta, assim como a expansão do uso da internet e o surgimento das redes sociais, que influem significativamente na divulgação das soluções junto aos mercados consumidores.

O painel “O Software como Serviço” apresentará as mudanças na comercialização de soluções. A computação em nuvem e sua influência nas práticas comerciais, as diversas modalidades de cobrança e os tipos de serviços cobrados na implantação e manutenção. No painel sobre as lojas de aplicativos (“Application Stores”) será debatido o papel que desempenham, assim como o papel dos grandes fabricantes. Será levantada a questão sobre se no futuro haverá espaço para pequenas empresas e fornecedores individuais.

Também estarão em pauta as influências das plataformas de desenvolvimento nestes softwares e como serão as formas de cobrança. A Brazil App Store será foco da abordagem sobre as experiências de abordagens de mercado.

O painel Marketing Digital vai explorar as tendências e seu impacto nas empresas de TI de diferentes portes. Uma das questões que incrementará o debate é se uma empresa de pequeno porte é capaz de criar uma estratégia de marketing social com poucos recursos. Também será buscada a resposta para como uma micro ou pequena empresa pode se beneficiar do marketing de guerrilha.

As redes sociais e a sofisticação das ferramentas de interação disponíveis, que permitem novas fórmulas de relacionamento pessoal, ainda pouco exploradas no contexto profissional e nas relações entre clientes e fornecedores será outra das abordagens. Ferramentas como banners, blogs e e-mail estarão no centro da polêmica, assim como os mecanismos de “compras coletivas”.

Rio Info 2011 – 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Quando: de 27 a 29 de setembro
Local: Hotel Windsor, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Informações: www.rioinfo.com.br | (21) 3974-5015

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS