Ligue!

11.5543.0039

Como criar sua própria Wikipedia?



Sabia que não é preciso nem fazer cadastro para começar a criar sua própria enciclopédia digital colaborativa? Pois é, os mesmos criadores da Wikipedia dão de bandeja para você o serviço Wikia. Veja só como é fácil usá-lo.

Com sua conta do Facebook é possível fazer o login no Wikia e usar modelos prontos de comunidades colaborativas. A partir daí é só chamar os amigos e começar a rechear seu site de informações. Ele ficará com um endereço do tipo seunome.wikia.com e todas as opções estão em bom português do Brasil.

Antes de começar, porém, é bom você conferir se já não existe uma wiki sobre o mesmo tema.  Depois de clicar no “Começar uma Wiki” faça uma busca pelo seu assunto preferido. Se já existir uma comunidade parecida, pense bem e dê preferência em ajudar algo que já existe.

A maioria das wikis permite edição completa dos usuários convidados. É um jeito de cuidar do assunto que você gosta e ajudar os outros. Quanto mais você ajuda na sua wiki ou na dos outros, mais você será reconhecido como um usuário especial. Como? Por meio de medalhas e pontos dados para os usuários mais ativos.

Na tela inicial de configuração, você deverá, além de batizar sua Wiki, escrever uma descrição sobre os assuntos tratados nela e também escolher uma categoria. Não esquente muito a cabeça nesse momento. Dá para editar tudo isso depois com mais calma. O mesmo vale para todo o conteúdo que você for publicar. Ao entrar logado no Wikia você está habilitado a criar novas páginas, editar as páginas já feitas e inserir imagens e links.

O visual das páginas pode usar alguns modelos prontos já oferecidos pela Wikia ou então personalizar fotos, cores e colunas de texto. Para tanto, procure pela opção Minhas Ferramentas (logo na home da sua Wiki) e clique em Criador de Designs. A partir daí, é só seguir as instruções e criar layouts personalizados para portais, páginas de detalhes e etc…

Depois de deixar tudo “nos trinques” é hora de espalhar sua página por aí usando a integração do Wikia com o Facebook (todas as páginas tem o famoso botãozinho de curtir). Outra tarefa importante é pedir ajuda ao maior número de amigos. Daí para frente, é um trabalho de formiga que pode render coisas muito legais.

Fonte: Info

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS