Ligue!

11.5543.0039

Europa revisa medidas de segurança nuclear após alerta no Japão



Alemanha e Suíça suspenderam qualquer tomada de decisão sobre seus programas nucleares, e a Comissão Europeia realiza nesta terça-feira uma reunião de ministros e especialistas. Na Rússia, o presidente Vladimir Putin ordenou a abertura de uma investigação sobre o futuro do programa nuclear do país.

As medidas foram tomadas à luz do alerta para o risco de contaminação nuclear no Japão. O alerta foi detonado depois de uma usina nuclear na cidade de Fukushima ter sofrido três explosões em quatro dias, em decorrência do terremoto e do tsunami que atingiram o país na última semana.

A mais recente explosão ocorreu no reator de número 2 da usina de Fukushima Daiichi, 250 quilômetros a noroeste de Tóquio. Engenheiros tentavam estabilizar o reator 2, após dois outros terem explodido no local.

Milhares de pessoas teriam morrido após o terremoto de sexta-feira. Milhões de pessoas passam a quarta noite sem água, comida, eletricidade ou gás, e mais de 500 mil estão desabrigadas.

O especialista de BBC em Europa Chris Morris, em Bruxelas, diz que algumas das decisões sendo tomadas agora na Europa são políticas.

Na Alemanha, onde a chanceler Angela Merkel suspendeu um acordo para aumentar o tempo de vida de usinas nucleares do país, há eleições importantes no horizonte.

Dezenas de milhares de ativistas anti energia nuclear realizaram um protesto no fim de semana contra o plano de aumentar a vida útil dos reatores alemães. Em Stuttgart, manifestantes formaram um cordão humano de 45 quilômetros de extensão. O protesto já tinha sido planejado antes da tragédia no Japão, porque a energia nuclear é considerado um tema sensível para as eleições.

Na Suíça, o governo adiou decisões sobre a construção de novas usinas nucleares, e um ministro austríaco pediu que sejam realizados novos testes de segurança em reatores nucleares ao redor da Europa.

Fonte: BBC Brasil

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS