Ligue!

11.5543.0039

I Festival ADX de xadrez traz Garry Kasparov ao Brasil para promover prática do esporte



O célebre campeão mundial de xadrez e ex-candidato à presidência da Rússia Garry Kasparov estará no Brasil a convite da ADX – Associação para o  Desenvolvimento do Xadrez – para promover a educação e a prática do esporte

A ADX – Associação para o Desenvolvimento do Xadrez – promove o I Festival ADX de Xadrez, no dia 30 de agosto no Sheraton WTC em São Paulo, com patrocínio da American Express e apoios da STi, Volkswagen e Radix. Associados, convidados e grandes nomes do xadrez brasileiro, além do supercampeão Garry Kasparov, um dos maiores prodígios do xadrez mundial, vão prestigiar o Festival, que tem o objetivo de incentivar a prática do esporte e difundir sua aplicação e benefícios na educação de alunos das escolas públicas e privadas.

A turnê de Kasparov pelo Brasil, promovida pela ADX através de diversas parcerias, terá início em Brasília no dia 29 de agosto. Garry Kasparov e Giovanni Vescovi, atual campeão brasileiro e diretor executivo da ADX, serão recebidos pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ministro educação Fernando Haddad, ministro da comunicação Paulo Bernardo, ministro do esporte Orlando Silva e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Está prevista a realização de uma exibição de partidas simultâneas de xadrez através do novo tablet MyPad, desenvolvido pela Semp Toshiba. Kasparov enfrentará simultaneamente os anfitriões brasileiros.

No dia 30 de agosto, em São Paulo, Garry Kasparov fará a apresentação da Kasparov Chess Foundation, entidade internacional não-lucrativa fundada por ele, que tem a missão de levar os benefícios do xadrez para as escolas, melhorando a aprendizagem de alunos do ensino fundamental e médio. As experiências já em curso no Brasil, em escolas de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, serão apresentadas por especialistas do esporte e da educação.

À tarde, a partir das 16h30, acontecerá a 5ª Etapa do São Paulo Master Series, -Circuito com a marca ADX, que teve início em Abril de 2011 – com doze dos melhores jogadores do país disputando partidas de xadrez relâmpago (cada jogador possui apenas 5 minutos para toda a partida) em formato eliminatório. A presença de Kasparov está confirmada para as finais, marcadas para as 19h00.

Ainda em São Paulo, no dia 1º de setembro, Garry Kasparov falará aos convidados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre o tema do livro How Life Imitates Chess, escrito por ele. Está prevista ainda uma partida simultânea do supercampeão mundial contra 20 alunos do SESI.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe Kasparov no dia 2 de setembro para a abertura do I Seminário de Xadrez Escolar. A programação inclui também uma partida simultânea do ilustre campeão contra 20 alunos de escolas públicas do município de São Paulo.

Na manhã de sábado dia 03 de setembro, está prevista uma visita ao projeto social desenvolvido em Heliópolis, numa parceria entre a Semp Toshiba e o Clube de Xadrez de São Paulo. A agenda paulistana será concluída com uma visita ao Colégio Albert Sabin, no dia 4 de setembro.

No domingo Kasparov embarca para Porto Alegre. Na capital gaúcha, o supercampeão mundial cumprirá uma agenda de palestras e apresentações organizadas pela ADX em parceria com o projeto cultural Fronteiras do Pensamento.

Sobre a ADX
A ADX – Associação pelo Desenvolvimento do Xadrez é uma entidade sem fins lucrativos idealizada pelos GMs (Grandes Mestres) Giovanni Portilho Vescovi, Krikor Sevag Mekhitarian e o AI (Árbitro Internacional) Christian Claudius van Riemsdijk.

Giovanni, um dos maiores nomes do xadrez brasileiro, conquistou o título de Grande Mestre Internacional aos 20 anos e desde 2002 manteve-se quase ininterruptamente entre os Top 100 no ranking mundial. Heptacampeão brasileiro e integrante da equipe olímpica, Giovanni já derrotou os maiores nomes do xadrez nacional e mundial, como o atual campeão da copa do mundo de xadrez, o israelense Boris Gelfand.

Krikor sagrou-se bicampeão juvenil em 2003 e 2004 e atingiu o título de Grande Mestre em 2010, sendo também o ano que fez parte da equipe olímpica pela primeira vez. Desde 2008, ocupa uma posição entre os oito melhores enxadristas do país.

Christian é árbitro FIDE (Federação Internacional de Xadrez) desde 2006 e nos últimos 10 anos foi árbitro da final do Campeonato Brasileiro 5 vezes. Árbitro principal de vários torneios realizados pela FPX (Federação Paulista de Xadrez) e professor de xadrez desde 2002.

A entidade tem como missão contribuir – através do jogo de xadrez – com o desenvolvimento intelectual e formação do caráter de crianças e jovens, e difundir a pratica do esporte no país.

Realização: ADX – Associação para o Desenvolvimento do Xadrez
Patrocínio: American Express
Apoio: Volkswagen, Semp Toshiba e Radix Engenharia e Software.

Serviço:
I Festival ADX de Xadrez
Local: Sheraton WTC São Paulo – Sala Gauguin
Av. das Nações Unidas, 12559, Brooklin Novo
Horário: a partir das 9h00

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS