Ligue!

11.5543.0039

Novas experiências de conhecimento



Que a marca Google está presente e difundida no mundo, todo mundo sabe; mas o que pouca gente tem conhecimento é de que ela oferece uma série de recursos para quem está estudando. Com ajuda de programas e aplicativos, é possível fazer um passeio completo por dentro do corpo humano, um city tour pela Roma Antiga e simular uma visita aos principais museus do mundo, com direito a apreciar, em altíssima resolução, obras que valem verdadeiros milhões. E tudo isso em 3D. São ferramentas que proporcionam uma experiência muito mais viva e marcante de grandes descobertas do homem ao longo dos séculos do que os livros talvez já tenham nos proporcionado até hoje.

Esses aplicativos não permitem somente revisitar conhecimentos já consolidados, mas servem também para explorar universos ainda não descobertos. Foi o que fez David Kennedy, pesquisador da universidade Western, da Austrália. Reportagem da revista NewsCientist (veja matéria ao lado) mostra que o estudioso descobriu quase 2 mil sítios arqueológicos na Arábia Saudita com o auxílio do Google Earth – programa que permite explorar o céu, a Terra, a Lua, Marte, os oceanos, entre outros meios.

Usando a funcionalidade ‘birds-eye’, que serve para aproximar bastante as imagens, ele descobriu verdadeiras relíquias sem sair de casa. “Nunca fui para a Arábia Saudita. Não é um dos países mais fáceis de se visitar”, conta Kennedy à publicação. A confirmação da descoberta arqueológica veio de um amigo de Kennedy que não é do ramo, mas mora na Arábia Saudita.  A pedido do pesquisador, ele visitou dois dos sítios e os fotografou. Agora, o estudioso planeja visitar seus achados, já que não é possível determinar a idade das estruturas só pelas imagens.

Fonte: Jornalismo Educativo

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS