Ligue!

11.5543.0039

O futuro da internet em pauta no Rio Info 2011



 

Como será a internet no futuro do Brasil e do mundo e quais ideias, conceitos, produtos e serviços nortearão seu desenvolvimento. Esse tema guiará o encontro técnico “Internet do Futuro” que será realizado dia 28 de setembro a partir das 9horas durante o Rio Info 2011 – nono encontro nacional de Tecnologia e Negócios.

O encontro discutirá o cenário atual da internet no Brasil (características, números e perfil do internauta brasileiro) e fará uma especulação sobre os desafios para o futuro. “A partir de onde estamos hoje discutiremos as possibilidades da ‘internet das coisas’, onde pessoas vão se comunicar não só pela internet, mas também por objetos”, explica o moderador Alexandre Barbosa, doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com pós-doutorado na HEC Montreal (Canadá), mestre em Administração de Empresas pela University of Bradford (Inglaterra), mestre em Ciência da Computação pela UFMG e Engenheiro Eletricista pela PUC-MG. Atualmente é gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) responsável pela condução de projetos de pesquisa sobre a posse e uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil.

De acordo com Alexandre, internet das coisas (internet of things) é uma revolução tecnológica que representa um futuro próximo para a computação e a comunicação. “Hoje existe a interação do homem com a rede através do uso de aplicações como e-mail, MSN e Skype. Na internet das coisas os objetos também poderão se comunicar com aplicações da internet. A geladeira, por exemplo, terá um endereço IP que permitirá o diálogo da mesma com o supermercado para solicitação de um produto que esteja em falta, sem a intervenção humana”, explica Alexandre.

O encontro também discutirá o futuro da internet no Brasil. “Hoje apenas 30% dos domicílios brasileiros têm computador e acesso à internet, porém o número de internautas no país é crescente. O acesso se dá através das lan houses, dos telecentros e do trabalho. Porém, embora a quantidade de internautas esteja aumentando, o nível de escolaridade desses usuários continua baixo, o que impede o brasileiro de usar aplicações mais sofisticadas. O desafio da internet no Brasil é fornecer acesso gratuito e de qualidade, além de alfabetizar digitalmente o cidadão brasileiro, que atualmente está focado apenas no uso de redes sociais”, analisa Alexandre.

Também participam do encontro: Alexandre Hannud Abdo, doutor em Física pela USP; Bruno Magrani, professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas e coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Digitais; Henrique Luiz Cukierman, doutorado em Engenharia de produção e professor da UFRJ; e Vagner Diniz, gerente do W3C Escritório Brasil.

O encontro técnico “Internet do Futuro” acontece dia 28 de setembro a partir das 9horas durante o Rio Info 2011, maior evento nacional de TI.

Rio Info 2011 – 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
27 a 29 de setembro – Hotel Windsor
Avenida Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Informações: www.rioinfo.com.br e (21) 3974-5031 / 15

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS