Ligue!

11.5543.0039

Planejamento e motivação: a chave do sucesso.



“Um leão por dia”. Essa é uma frase muito citada no ambiente jornalístico e que pode facilmente ser aplicada em outras áreas. Ela define com muita precisão o que o jovem recém formado tem de enfrentar ao sair da sala de aula de uma universidade e encarar o mercado de trabalho.

No ambiente das redações o “leão” é ter de encarar uma pauta com poucas informações, uma entrevista difícil de conseguir, entre outros desafios. No dia-a-dia dos novos profissionais as entrevistas e processos seletivos, os a falta de experiência e o “não” recebido a cada etapa são degraus que podem levar à desmotivação e até mesmo o questionamento sobre a carreira escolhida.

Muitos jovens que acabam de sair da universidade ao não ingressarem no mercado de trabalho na área escolhida buscam rapidamente outras alternativas ao invés de capacitar-se para a profissão que desejou.

Esse é o caso de jornalistas que viram vendedores, de publicitários que optam por trabalhar na área administrativa, e por ai vai. Na realidade, a falta de perspectiva desses jovens – que deveriam estar estimulados com as possibilidades do mercado de trabalho  – é cada vez mais constante e deve ser encarada como uma fase de transição e discutida na universidade com professores e profissionais já atuantes no mercado.

Alguns fatores podem auxiliar no ânimo e preparação desses jovens profissionais com pouca experiência a fazer sua “estreia” no ambiente profissionais e dentre os mais importantes estão o planejamento da carreira e motivação para encarar os novos desafios.

O planejamento consiste em avaliar todas as oportunidades e riscos dos caminhos a serem traçados e decidir, com base nessa ferramenta o que trará mais vantagens no futuro.  Isso pode ser colocar no papel seus objetivos, planejar como deseja sua carreira daqui um ano, entre outros. A motivação é um comportamento que direciona esses caminhos, que intensifica as atitudes e ações para se alcançar determinado objetivo.

Com esses dois instrumentos nas mãos, é mais fácil reconhecer os riscos, desejos, prejuízos e vantagens dos caminhos a serem trilhados, sejam novos cursos, viagens, concursos em busca de realização profissional e por conseqüência, pessoal.

Os pensamentos positivos que são a base da motivação e do planejamento, e por conseqüência, norteiam as decisões a serem tomadas, são, sem dúvida, parte da grande receita para alcançar o sucesso. Utilize-as!

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS