Ligue!

11.5543.0039

Rio Info 2010 promove Seminário Internacional sobre Interatividade Digital



Quando chegou ao Brasil a TV Digital foi amplamente abordada pelos meios de comunicação, consumidores e fóruns de negócios. No entanto, mesmo após sua implantação e expansão, ainda existem muitos aspectos desta tecnologia que não foram integrados às empresas brasileiras. Para explorar os benefícios da convergência digital de forma lucrativa para o país, o Fórum de Negócios do Rio Info 2010 promove o “Seminário Internacional sobre Interatividade Digital”.

O seminário, com a participação de empresários e especialistas do Brasil e do exterior, vai debater o estágio atual da interatividade digital e as oportunidades surgidas a partir da entrada no mercado de novos tipos de dispositivos. A adoção em diversos países do sistema brasileiro de TV Digital com seus diferentes perfis de  interatividade, a onda do 3D e o HTML5 são alguns dos assuntos que serão abordados.

Serão dois painéis: “Interatividade Digital na televisão no Brasil e no mundo” e “Oportunidades de mercado para a Interatividade Brasileira”. A coordenação ficará a cargo de John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da Softex; e Tito Ryff, coordenador da Rede Rio Digital do Fórum Rio de Convergência Digital.

O painel “Interatividade Digital na televisão no Brasil e no mundo” vai mostrar como a forma de interação do telespectador com a televisão tem mudado ao longo dos anos por conta do declínio gradual de público. Já são comuns transmissões onde perguntas enviadas pela internet são comentadas ao vivo. Mas a tecnologia que viabiliza a interatividade na TV não foi ainda plenamente explorada, nem o fato de que a programação já pode ser captada em dispositivos móveis. O objetivo deste painel é entender as possibilidades de negócios em torno da interatividade na televisão e como o sistema brasileiro de TV Digital se posiciona neste aspecto. No debate estarão presentes representantes da Cap Digital e da Rede Globo, além de André Barbosa Filho, assessor especial da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República para Políticas Públicas de Comunicação; e Luis Valle, principal assessor de TV Digital do Ministério do Planejamento da Argentina.

O segundo painel, “Oportunidades de mercado para a Interatividade Brasileira”, vai mostrar que já existe interatividade na programação de diferentes emissoras brasileiras, mas o número de set-top boxes vendidos ficou abaixo das expectativas. Isto parece retardar os investimentos na produção de mais conteúdos interativos. Por outro lado, o que for produzido no Brasil poderá servir também para um número cada vez maior de países que estão adotando o sistema de TV Digital desenvolvido em conjunto com o Japão. Ao mesmo tempo, proliferam os “canais de TV WEB” e sites de vídeo como Youtube e Videolog. Este painel debaterá o tamanho do mercado que está se formando para conteúdos interativos produzidos no Brasil, bem como as tendências que vão surgindo em termos de oferta e demanda no país e no mundo. Participam do debate Salustiano Fagundes, presidente da HXD; Silvio Mota, diretor da TOTVS; Luiz Fernando Gomes Soares, professor titular da PUC-Rio, invited expert da World Wide Web Consortium e representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital; e Marcelo Godoy, organizador, idealizador e curador do Mobilefest (Festival Internacional  de Criatividade Móvel).

“Para esta oitava edição do evento, o “Seminário Internacional sobre Interatividade Digital” abordará a interatividade digital no contexto brasileiro, assim como as oportunidades para as empresas nacionais no mercado”, afirma Benito Paret, coordenador geral do Rio Info 2010. Interessados em participar do seminário podem efetuar sua inscrição através do site www.rioinfo.com.br.

Serviço:

Rio Info 2010

Tema: Integrando Mídias, Coisas, Pessoas e Serviços

Quando: de 31 de agosto a 02 de setembro

Local: Hotel Windsor, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br | (21) 3974-5015

Nilza Botteon

Mais de 20 anos de experiência em Jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa, desenvolvendo e liderando projetos de Construção de Marca e Relacionamento com a Imprensa. Sócia-fundadora e diretora da Ecco Press Comunicação desde 2003, ao lado de Renata Garcia Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Ecco Press Comunicação Ltda  •  by Oibê  •  RSS